Werner Baer Recebe o Prêmio do Conjunto da Obra da Associação de Estudos Brasileiros


Werner Baer, o Jorge Lemann Professor Distinto de Economia na Universidade de Illinois Urbana-Champaign, foi nomeado o recipiente do Prêmio do Conjunto da Obra da Associação de Estudos Brasileiros.

O prêmio reconhece Doutor Baer como um líder na área de estudos brasileiros nos Estados Unidos devido a seu histórico de realizações acadêmicas, pelas suas contribuições à promoção de estudos brasileiros neste país, e pelo seu treinamento de muitos economistas que têm alcançado posições prestigiosas na academia, no governo, e no setor privado.

Doutor Baer foi reconhecido em uma cerimônia no dia 24 de julho de 2010, no Décimo Congresso Internacional da BRASA em Brasília. A BRASA apresentou o Doutor Baer com uma placa de apreciação pelo seu compromisso à pesquisa e ao ensino sobre a economia brasileira, e o Professor Baer dirigiu-se ao congresso. A seleção de economistas proeminentes—ambos academicos e não-academicos—serviu como evidência das suas várias realizações e contribuições. As pesquisas do Professor Baer se focam principalmente nas áreas de industrialização, desenvolvimento e crescimento economico, política pública, inflação, e distribuição de renda e capital próprio.

Ele tem um registro distinto de realização acadêmica, incluindo livros como Industrialização e desenvolvimento economico no Brasil (1965), O desenvolvimento da indústria de aço brasileira (1970), e A economia brasileira: Seu crescimento e desenvolvimento (1979). Também publicou uma vários artigos sobre política e economia.

Um dos aspectos únicos do trabalho de Baer é o relacionamento que ele faz entre legados históricos, sociais, e institucionais do passado brasileiro. Um outro é o seu engajamento direto e contínuo com os problemas mais atuais sobre política e economia.
Baer serviu em conselhos editoriais da Revisão Luso-Brasileira, a Revisão de Mercados Emergentes, a Economia Aplicada, a Revisão do Negócio Latino-Americano, A Revista Latinoamericana de História Economica e Social, a Revista Paraguaia de Estudos Sociológicos, a Revisão da Pesquisa Latino-Americana, e Desenvolvimento Mundial. Ele ensinou em Yale (1961065), Vanderbilt (1965-74), e na Universidade de Illinois (1974-presente), e serviu como um assessor de programas para a Fundação Ford no Rio de Janeiro de 1967 a 1976. Ele encorajou grandes numerous de pessoas jovens a seguir os estudos brasileiros e tem recrutado muitos, de ambos os Estados Unidos e o Brasil, para seguir estudos doutorais em economia sob sua direção. As múltiplas contribuições de Professor Baer tem sido reconhecidas no Brasil. Ele recebeu a prestigiosa Medalha do Rio Branco do Ministério de Relações Esteriores (dezembro de 2000), a Medalha de Honra da Inconfidência do estado de Minas Gerais (1995), e a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul do governo brasileiro (1982).

A Comitê do Prêmio do Conjunto da Obra, incluindo o Vice Presidente Randal Johnson e membros da BRASA: Jan Hoffman French, Ana López, William Smith e Bryan McCann receberam nomeações para este prêmio prestigioso. A nomeação foi ratificada pelo Comitê Executivo da BRASA.