prêmio Roberto Reis do Livro

O Prêmio Roberto Reis BRASA Book reconhece os dois melhores livros de Estudos Brasileiros publicados em inglês que contribuem significativamente para promover a compreensão do Brasil. O prêmio homenageia Roberto Reis, um dos fundadores da BRASA, comprometido com o desenvolvimento de estudos brasileiros nos Estados Unidos.

Diretrizes para envio

Para que um livro seja considerado para o prêmio, seu autor deve ser membro da BRASA e estar em dia com as cotas. O livro deve ter sido publicado em inglês entre janeiro de 2024 e dezembro de 2025. A BRASA concederá quatro prêmios – dois para as primeiras monografias, dois para os autores estabelecidos.


O autor ou editora do livro deve enviar uma folha de rosto por e-mail à Secretaria da BRASA em brasa@brasaweb.org e enviar uma cópia impressa da folha de rosto e uma cópia do livro ou para os membros do comitê “first book” ou para os membros do comitê “senior scholar”

O prazo para envio será 1 de dezembro de 2025. (Nota: Os livros publicados em dezembro de 2025 podem ser enviados até 31 de dezembro de 2025). A Secretaria enviará uma carta aos vencedores e os anunciará através do site da BRASA. O anúncio dos vencedores também será feito no próximo Congresso Internacional da BRASA XVIII.

Solicitações para enviar PDFs, em vez de livros impressos, serão consideradas caso a caso com base no custo do livro, local de publicação e logística de envio. Envie as solicitações para brasa@brasaweb.org.

Vencedores do prêmio Roberto Reis do Livro 2024

ANJULI FAHLBERG

Activism Under Fire: The Politics of Non-Violence in Rio de Janeiro’s Gang Territories. Oxford University Press, 2023.

Activism Under Fire é uma etnografia teoricamente rica do ativismo não violento em um espaço tragicamente violento. Fahlberg demonstra como a ação coletiva não violenta se relaciona com a violência entre gangues e policiais na Cidade de Deus do Rio de forma surpreendente e co-constitutiva. Emergindo de um diálogo sustentado com activistas comunitários, o livro permanece em conversa com os seus participantes – incluindo co-teorizações complexas – desde a sua introdução fascinante até ao seu apêndice cuidadoso. Cada capítulo baseia-se em diálogos de ação participativa elaborados em conjunto para oferecer não apenas intervenções teóricas diferenciadas, úteis para uma ampla gama de públicos intelectuais interdisciplinares, mas, mais importante ainda, modelos para cultivar e mobilizar conhecimentos locais complexos e movimentos sociais. Este livro servirá como uma referência vital para estudos de etnografia comunitária e de justiça social ética, recíproca e teoricamente engajada.

CAROLINA SÁ CARVALHO

Traces of the Unseen: Photography, Violence, and Modernization in Early Twentieth-Century Latin America. Northwestern University Press, 2023.

Traces of the Unseen analisa imagens fotográficas e olhares para desvendar as interações de modernização, degradação ambiental e violência institucionalizada no interior do Brasil – de Canudos à Amazônia e além. Este tratamento rico e original transita entre uma variedade de fontes primárias inventivas para demonstrar os muitos papéis das fotografias e da fotografia na marcha da modernização capitalista que varreu a América Latina no início do século XX. O trabalho equilibra habilmente compromissos teóricos interdisciplinares com narrativas históricas acessíveis para demonstrar como nações, economias e tecnologias se desenvolveram em conjunto e através da inter-relação. Este livro nos lembra como os estudos literários e mediáticos, e na verdade as humanidades em geral, têm muito a contribuir para as questões e debates político-ambientais mais desafiantes do século XXI.

menção honrosa do Primeiro Livro

COURTNEY J. CAMPBELL

Region out of Place: The Brazilian Northeast and the World, 1924-1968. University of Pittsburgh Press, 2022.

Courtney J. Campbell’s Region out of Place é um estudo brilhante, meticulosamente pesquisado e que muda de paradigma sobre o Nordeste brasileiro. Combinando habilmente uma gama impressionante de fontes desde o início do século XX até o presente, Campbell consegue desenvolver novas e estimulantes perspectivas sobre aquela que é indiscutivelmente a região mais exaustivamente estudada do Brasil, colocando-a dentro do contexto internacional mais amplo. Movendo-se agilmente entre diversos temas, como literatura de cordel, Copa do Mundo de futebol, concursos de beleza e narrativas de banditismo, entre outros, Campbell examina como gerações de regionalistas buscaram diálogos criativos com o mundo além das fronteiras do Brasil. Ao fazer isso, sua obra-prima de livro oferece aos leitores insights fascinantes e inovadores sobre a cultura nordestina e a formação de identidade nos últimos cem anos.

BRYCE HENSON

Emergent Quilombos: Black Life and Hip-Hop in Brazil. University of Texas Press, 2024.

Esta emocionante etnografia enquadra os movimentos hip-hop baianos como Emergent Quilombos, conectando uma comunidade de jovens artistas e seus vibrantes coletivos culturais e sociais com séculos de resistência negra no Brasil. Com prosa vívida e rico envolvimento teórico, este livro narra como a juventude baiana mobilizou o hip-hop para criar e sustentar espaços de refúgio cultural e físico que fomentam a criatividade e o cuidado. Nestes espaços poderosos encontramos formas adaptáveis de resistência à colonialidade da opressão, rupturas dentro de formas dominantes de modernidade e quilombos tanto materiais como filosóficos onde novas formas e relações sociais são desenvolvidas e ensaiadas. As teorizações complexas e inovadoras do livro sobre raça, gênero e classe — suas nuances, interseções e funções — fornecem uma estrutura persuasiva e inovadora para compreender e analisar a diferença social e a interação no Brasil e em outros lugares.

KATHERINE JENSEN

The Color of Asylum: The Racial Politics of Safe Haven in Brazil. University of Chicago Press, 2023.

O livro de Katherine Jensen entitulado The Color of Asylum é uma exploração excepcionalmente cativante e oportuna das complexidades da procura de asilo no Brasil. Combinando habilmente a etnografia com uma riqueza de materiais jurídicos e de arquivo, Jensen demonstra como o racismo anti-negro e a construção social da branquitude moldam profundamente as experiências dos refugiados que chegam de outras terras. Treinando suas lentes sobre as experiências contrastantes de dois grupos pouco estudados – refugiados sírios e congoleses – ela expõe os paradoxos da política de asilo ostensivamente aberta do Brasil, que na realidade reforça a lógica racial arraigada e produz novas formas de inclusão diferencial. Levando os leitores profundamente à burocracia do asilo e à maquinaria do estado racial, o estudo lindamente escrito de Jensen representa uma contribuição importante e muito necessária para os estudos sobre raça e imigração no Brasil.

AUTOR SÊNIOR

ELIZABETH HORDGE-FREEMAN

Second-Class Daughters: Black Brazilian Women and Informal Adoption as Modern Slavery. Cambridge University Press, 2022.

Second-Class Daughters é visionário, inovador e simplesmente um triunfo. O livro trata do fenómeno comum (embora pouco estudado) das filhas de criação, expondo as formas como este sistema informal e semi-secreto de adoções se cruza com a escravatura contemporânea e o tráfico de seres humanos. Com profundidade e cuidado surpreendentes – baseados em anos de entrevistas com treze sobreviventes – Hordge-Freeman conta, antes de mais nada, as histórias absolutamente comoventes de crianças (em sua maioria, crianças não-brancas, do sexo feminino) tiradas de suas famílias biológicas em uma “saída de emergência” substituta para segurança e prosperidade. Além dessas narrativas incríveis, ricas e comoventes, Hordge-Freeman demonstra não apenas que esse tipo de chamada adoção acarreta abuso e exploração infantil estrutural, mas que é um prisma para a compreensão de desigualdades e violência muito mais amplas no Brasil. As filhas de criação, mostra Hordge-Freeman, permanecem de segunda classe, de formas que reflectem a supremacia branca patriarcal e capitalista que casualmente separa os humanos em categorias sociais, económicas e raciais terrivelmente díspares.

HAL LANGFUR

Adrift on an Inland Sea: Misinformation and the Limits of the Empire in the Brazilian Backlands é um estudo inovador que ressignifica os debates sobre as condições de conhecimento e o alcance do poder imperial nos sertões do Brasil no século XVIII. Neste livro inspirador, Hal Langfur traz à tona uma infinidade de vozes, incluindo as dos administradores coloniais portugueses e, mais importante, as vozes das populações locais cuja presença nos arquivos é tão facilmente ignorada. Destes múltiplos ângulos, Adrift on an Inland Sea sublinha os esforços incansáveis da coroa portuguesa para assegurar o domínio político, económico e militar no sertão face aos desafios muitas vezes intransponíveis colocados por objectivos concorrentes de outros actores. Este livro oferece uma contribuição profundamente esclarecedora e inovadora para o campo da história colonial

menção honrosa autor sênior

SETH GARFIELD

Guaraná: How Brazil Embraced the World’s Most Caffeine-Rich Plant oferece um relato ousado, meticulosamente pesquisado e lindamente escrito sobre a importância cultural, econômica e ambiental do guaraná. Ao traçar a história do guaraná desde sua presença mítica entre os nativos da Amazônia até sua atual proeminência industrial como uma “droga leve” com conotações nacionalistas, Seth Garfield reúne uma ampla gama de períodos, fontes, campos e debates, em torno de uma mercadoria tropical que encapsula o história do Brasil ao longo dos séculos, desde o período colonial até o presente. Ao explorar a presença do guaraná na cultura popular, na pesquisa científica e no seu potencial econômico, Garfield lança luz sobre a história surpreendentemente pouco estudada desta planta para defender uma abordagem temática e metodológica renovada da história brasileira. Esta é uma contribuição cativante e convincente para vários campos de estudo.

VENCEDORES ANTERIORES

2021 VICTORIA SARAMAGO

Fictional Environments: Mimesis, Deforestation, and Development in Latin America. Northwestern University Press, 2020.

Fictional Environments ressalta habilmente a fundamentação e o valor da literatura para a sociedade por meio de um exame meticuloso e perspicaz de como as obras ficcionais intervêm nos ambientes latino-americanos por meio de práticas imaginativas e criação de conhecimento. Usando um andaime teórico complexo, o livro de Saramago mostra de forma brilhante a importância da literatura na geração de conversas sobre ameaças a vários ambientes no Brasil e, mais amplamente, nas Américas, e como textos literários podem inspirar esforços de conservação. Fictional Environments é um daqueles textos excepcionais que mudam a maneira como se pensa a literatura, a interface entre a obra literária e a sociedade e o papel que os estudos literários podem desempenhar no pensamento e na interação com o mundo ao nosso redor. Cada capítulo de Fictional Environments lança uma nova luz sobre obras literárias que desfrutaram de uma extensa fortuna crítica. Cada um dos capítulos do livro inspira o leitor a reexaminar textos canônicos e explorar outros caminhos críticos para essas leituras. Fictional Environments, sem dúvida, se tornarão uma referência obrigatória para estudiosos que lidam com humanidades ambientais latino-americanas e para aqueles que estudam literatura latino-americana em geral.

2021 case watkins

Palm Oil Diaspora: Afro-Brazilian Landscapes and Economies on Bahia’s Dendê Coast. Cambridge University Press, 2021.

Palm Oil Diaspora é relevante, analiticamente rigoroso e fundamentado em experiências de pessoas reais, representando o melhor da interdisciplinaridade e dos estudos brasileiros. Watkins usa uma combinação metodologicamente inovadora de registros de arquivo, mapeamento geoespacial e etnografia para narrar com maestria os emaranhados de geografia, história e ambientes sociais entre os afro-brasileiros. Sua soberba história e etnografia deste potente ícone da diáspora afro-brasileira é uma análise perspicaz das complexidades subjacentes à relação entre comunidades negras, ambientes e poder. Em particular, Palm Oil Diásporas é uma história indispensável para qualquer pessoa interessada no movimento dos povos das plantas e nos sistemas de conhecimento africanos nas Américas. Este livro provavelmente resistirá ao teste do tempo

2021 Autor Sênior rafael cardoso

Modernity in Black and White: Art and Image, Race and Identity in Brazil, 1890-1945. Cambridge University Press, 2021.

Neste texto inovador, Cardoso fornece um relato da arte moderna e do modernismo no Brasil. A partir de estudos anteriores, em sua maioria restritos às arenas de elite da literatura, das artes plásticas e da arquitetura, o livro situa os debates culturais nas correntes mais amplas da vida brasileira. Da ascensão das primeiras favelas, nas décadas de 1890 e 1900, à criação do samba e do carnaval moderno, nas décadas de 1910 e 1920, e acompanhando a expansão da mídia de massa e do design gráfico, nas décadas de 1930 e 1940, Cardoso habilmente coloca em primeiro plano aspectos da cultura popular urbana que têm sido sistematicamente negligenciadas. Nesse cenário, Cardoso oferece uma releitura instigante da Antropofagia e de outras correntes modernistas, situando-as em um campo mais amplo de modernização cultural. Em suma, combinando extensa pesquisa com leituras próximas de uma gama de produção cultural visual, o volume traz à luz um rico arquivo de arte e imagens em um texto escrito convincente, acessível em todas as disciplinas.

Shifting the Meaning of Democracy: Race, Politics, and Culture in the United States and Brazil. Oakland, California, University of California Press, 2019.

Shifting the Meaning of Democracy é um estudo historiográfico baseado em uma cuidadosa busca de arquivos e em um vasto domínio da produção intelectual durante o período estudado. O autor enfrenta uma das premissas mais certas de estudos comparativos sobre o Brasil e os Estados Unidos: sua oposição em termos raciais. É um trabalho com muitas contribuições. Traz uma reflexão essencial de um período histórico relevante (1930-1945) sobre o tema da democracia nos dois países, inova sobre a importância da relação entre raça e política no período analisado. O livro aborda uma série de fatos históricos importantes nos dois países, identificando não apenas alianças, mas estratégias comuns sobre questões raciais, trazendo novas luzes ao nosso entendimento sobre raça, nação e democracia nas duas nações.

2021 Autor Sênior Benjamin A. Cowan

Moral Majorities Across the Americas: Brazil, the United States, and the Creation of the Religious Right. University of North Carolina Press, 2021.

Neste livro meticulosamente pesquisado, Cowan narra o advento de um movimento religioso hemisférico no Brasil e nos Estados Unidos. Esses dois países, argumenta Cowan astutamente, abrigaram os principais ativistas e instituições que moldaram colaborativamente o conservadorismo religioso ascendente do final do século XX. Em seu texto, Cowan não apenas desenterra conexões históricas fascinantes entre conservadores religiosos brasileiros e norte-americanos, mas também prova o quanto os pensadores, ativistas e instituições brasileiras foram essenciais para gerar o poder político de direita nas Américas. O livro mostra que os guerreiros religiosos protestantes e católicos começaram a dialogar na década de 1930 em torno de uma aversão apaixonada ao ecumenismo convencional e ideias políticas moderadas. Intelectuais, políticos, líderes religiosos e capitães da indústria brasileiros trabalharam com parceiros em casa e nos Estados Unidos para construir uma direita unida. Sua plataforma transnacional e transdenominacional promoveu um senso de causa comum e permitiu que eles desenvolvessem uma série de estratégias que empurraram ideias outrora marginais para o centro do discurso público, remodelaram a demografia religiosa e efetuaram uma mudança para a direita na política em dois continentes. Moral Majorities Across the Americas informa e transforma significativamente nossa compreensão da história política do Brasil

Shifting the Meaning of Democracy: Race, Politics, and Culture in the United States and Brazil. Oakland, California, University of California Press, 2019.

Shifting the Meaning of Democracy é um estudo historiográfico baseado em uma cuidadosa busca de arquivos e em um vasto domínio da produção intelectual durante o período estudado. O autor enfrenta uma das premissas mais certas de estudos comparativos sobre o Brasil e os Estados Unidos: sua oposição em termos raciais. É um trabalho com muitas contribuições. Traz uma reflexão essencial de um período histórico relevante (1930-1945) sobre o tema da democracia nos dois países, inova sobre a importância da relação entre raça e política no período analisado. O livro aborda uma série de fatos históricos importantes nos dois países, identificando não apenas alianças, mas estratégias comuns sobre questões raciais, trazendo novas luzes ao nosso entendimento sobre raça, nação e democracia nas duas nações.

2019 REBECCA TARLAU

Occupying Schools, Occupying Land: How the Landless Workers Movement Transformed Brazilian Education. New York, Oxford University Press, 2019.

Em Occupying Schools, Occupying Land, Rebecca Tarlau oferece uma história e uma etnografia política das iniciativas educacionais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) entre os anos 1980 e 2013. Ela argumenta que as iniciativas educacionais do MST vêm combinando ações políticas c com as estratégias ocupação de instituições estatais para perseguir seus objetivos de transformação social. Em outras palavras, ela mostra que as lutas e realizações educacionais do MST sugerem que “os movimentos sociais podem aumentar sua capacidade interna ao envolver instituições estrategicamente”. O livro é baseado em um esforço de pesquisa verdadeiramente impressionante, que incluiu vinte meses de imersão nas atividades diárias dos coletivos educacionais do movimento, mais de duzentas entrevistas em profundidade com ativistas e atores estatais e centenas de outras fontes primárias e secundárias, incluindo correspondências, leis e decretos governamentais, livros didáticos, artigos de jornais, programas de conferências, folhetos e uma variedade de outras fontes.

2019 MENÇÃO HONROSA OSCAR DE LA TORRE

The People of the River: Nature and Identity in Black Amazonia, 1835-1945. Chapel Hill: The University of North Carolina Press, 2018.

The People of the River mostra a vida e os meios de subsistência de camponeses afrodescendentes na Amazônia brasileira, de meados do século XIX até a Segunda Guerra Mundial, destacando o nascimento e a elaboração de identidades negras, rurais e agrícolas que se manifestaram em resposta à demografia e ecologia locais, prioridades sociopolíticas e pressões econômicas que estavam constantemente em fluxo. Evitando os abrangentes discursos sociais, científicos e populares da mestiçagem que muitas vezes serviram para apagar comunidades negras, indígenas e outras minorias das paisagens e historiografias nacionais do Brasil, os sujeitos afro-amazônicos compreendiam comunidades radicalmente heterogêneas que entendiam e expressavam suas agência individual e coletiva em simbiose íntima com o mundo natural. De la Torre utilizou materiais de arquivo, entrevistas pessoais, além de uma ampla variedade de fontes primárias e secundárias publicadas, a fim de recontar essas histórias fascinantes e bem elaboradas, é uma conquista notável.

2017 CELSO T. CASTILHO

Slave Emancipation and Transformations in Brazilian Political Citizenship. Pittsburgh: University of Pittsburgh Press, 2016.

Muitos estudiosos escreveram sobre a abolição da escravidão no Brasil, mas grande parte da literatura sobre emancipação de escravos se concentrou em quem, por que e quando. Neste excelente e inovador estudo do movimento abolicionista de Pernambuco, Celso Castilho leva a discussão a uma nova e importante direção, concentrando-se na maneira como a mobilização para acabar com a escravidão humana no Brasil ampliou as fronteiras da esfera pública e estimulou novos debates sobre cidadania e pertencimento nacional. Esses debates, por sua vez, impactaram o curso do processo de emancipação, mas também levaram as elites que se apegavam ao seu poder escravista a responder de maneiras que atrasavam a abolição e rejeitavam as reivindicações políticas de mulheres, pobres e pessoas de cor, escravizadas e livres. Este livro é uma contribuição crucial para a historiografia da emancipação de escravos no Brasil e uma fonte crítica para entender as definições limitadas de liberdade e cidadania que moldaram a ordem pós-emancipação.

2017 Christopher Dunn

Contracultura: Alternative Arts and Social Transformation in Authoritarian Brazil. Chapel Hill, North Carolina: University of North Carolina Press, 2016.

A Contracultura fornece uma exploração inédita até agora do movimento contracultural brasileiro desde o seu início no final da década de 1960 até o final da década de 1970. Com especial atenção à classe, gênero, raça, sexualidade e suas interseções, Dunn oferece análises nítidas e descrições ricas das variadas maneiras pelas quais artistas, intelectuais e jovens perturbaram as visões não apenas de líderes militares autoritários, mas também da esquerda estabelecida. Com atenção cuidadosa às sensibilidades incompletas e efêmeras de músicos, escritores, dançarinos e outros, Dunn revela o impacto mais conseqüente da virada contracultural da década de 1970 na produção cultural brasileira cotidiana e na sociedade civil.

2017 MenÇÃo Honrosa TIANNA PASCHEL

Becoming Black Political Subjects: Movements and Ethno-Racial Rights in Colombia and Brazil. Princeton, NJ: Princeton University Press, 2017.

O livro de Tianna Paschel oferece uma análise inovadora que desmistifica os fatores que catalisaram o desenvolvimento da legislação étnico-racial no Brasil e na Colômbia. De maneira mais distinta, Paschel conta com uma estrutura conceitual sofisticada e uma abordagem em vários níveis, que se baseia em pesquisa etnográfica e dados de arquivo para centralizar a agência de ativistas negros e mostrar como o alinhamento de diversos campos políticos (globais e locais) foram fatores críticos para o surgimento da subjetividade política negra. O livro de Paschel representa um modelo rigoroso de análise comparativa de raça, com clara significância para o Brasil e além.

2015 BARBARA WEINSTEIN

The Color of Modernity: São Paulo and the Making of Race and Nation in Brazil. Durham: Duke University Press, 2015.

Este livro cintilante traça a história da idéia de que São Paulo constituía uma região singularmente moderna, economicamente dinâmica e predominantemente branca, que incorporava o Brasil da melhor maneira possível. Por meio de uma pesquisa extraordinariamente detalhada sobre os principais episódios da história paulista do século XX, Weinstein mostra como os paulistas implantaram essa imagem em diferentes momentos para sustentar a posição de destaque do Estado no país, geralmente à custa de outras regiões. Uma das poderosas idéias do livro é conceber nação e região, além de brancura e democracia racial, não como opostos ou antagonistas, mas como construções imperfeitamente complementares. Ao fazê-lo, Weinstein abre novos caminhos ao explicar a reprodução e a persistência de desigualdades raciais e socioeconômicas – e suas dimensões espaciais – em um Brasil “racialmente democrático” ao longo do século XX. Este é um livro que moldará os estudos sobre raça, região, nação e desigualdade na América Latina e além nas próximas décadas.

2015 HEATHER F. ROLLER

Amazonian Routes: Indigenous Mobility and Colonial Communities in Northern Brazil. Stanford: Stanford University Press, 2014.

Este é um livro transformador. Belamente escrito, maravilhosamente discreto, o livro de Heather Roller oferece uma nova e convincente interpretação das interações entre o império português e as populações indígenas da Amazônia no final da era colonial. Rompendo com visões convencionais de longa data de amazonas nativas que fogem do poder imperial cada vez mais fundo na floresta, Heather Roller argumenta convincentemente, com base em fontes até então inexploradas, que os povos nativos da Amazônia usaram o estado imperial quase tanto quanto o estado imperial os usava . O livro de Roller nos obriga a repensar muito do que pensávamos que sabíamos sobre as relações Estado-indígenas, não apenas no Brasil, mas em grande parte da América Latina e do mundo – – e não somente nesse período, mas também hoje.

2015 MENÇÃO HONROSA REBECCA J. ATENCIO

Memorys Turn: Reckoning with Dictatorship in Brazil. Madison: University of Wisconsin Press, 2014.

Com o Memory’s Turn, Rebecca Atencio faz uma intervenção oportuna e incisiva nos debates em andamento sobre a cultura e a política da justiça de transição no Brasil. Após décadas de “esquecimento institucionalizado” que efetivamente ignoraram os crimes da ditadura militar, o governo brasileiro estabeleceu uma Comissão Nacional da Verdade em 2011 para investigar violações dos direitos humanos perpetradas por agentes do regime. O estudo de Atencio mostra como produtos culturais, incluindo romances, testemunhos, filmes e dramas de televisão, impactaram a “volta à memória” do Brasil. Ela oferece um modelo teórico elegante e transferível para entender a relação entre “ciclos de memória cultural” e mecanismos institucionais projetados para lidar com crimes e injustiças passados.