A BRASA está aceitando inscrições para o Prêmio Jon M. Tolman de 2018


O Prêmio Jon M. Tolman foi criado para auxiliar alunos com as suas despesas de viagem. Esse prêmio é patrocinado pela BRASA e destina-se a estudantes que irão apresentar os seus trabalhos no Congresso da BRASA XIV. Cada premiado receberá 500 dólares e um registro grátis para o congresso.

O prazo de entrega das inscrições é 30 de janeiro de 2018.

O Comitê providenciará 4 prêmios. Os inscritos deverão ser membros da BRASA durante a época de inscrição. As inscrições deverão incluir os seguintes detalhes:

  • Uma página de capa
  • Um abstrato que será apresentado na BRASA XIII
  • Uma descrição curta, não mais de 2 páginas com espaçamento simples, sobre como o papel se encaixa na têse ou na dissertação do requerente
  • Currículo Vitae
  • Uma recomendação, de preferência escrito pelo assessor do requerente (anexado pelo candidato no mesmo e-mail da inscrição)

Pedimos que você envie, por favor, todos os documentos em um só e-mail para brasa@brown.edu. Se você preferir, a carta de referência poderá ser entregue separadamente. Neste caso por favor tenha certeza de incluir o nome do candidato no nome do documento.

Na linha de ASSUNTO, por favor escreva: Seu nome completo + Inscrição para o Prêmio Tolman 2018 (por exemplo, Maria Smith Inscrição para o Prêmio Tolman 2018 ).

Inscrições parciais ou inscrições entregues após o prazo de entrega não serão considerados para o prêmio.

Recipientes do prêmio serão informados até o primeiro de março de 2018, e serão reconhecidos na ceremonia de encerramento na BRASA XIV.


Os premiados de 2016

Aja Roberts, Universidade de Novo México
“Os traços do passado e os legados da escravidão em Poncia Vicencio”
Aja Roberts irá analizar um romance escrito por Ponciá Vicencio para investigar os vestígios—ou os traumas—do passado escravagista. Será examinada a injustiça que resulta da falta de reparações (materiais e simbólicas) pela violência da escravidão aos afro brasileiros.

Iwa Nawrocki, Universidade de Princeton
“Revolução Transnacional: A esquerda católica brasileira, democratização, e a Nicaragua sandinista, 1979-1985”
Iwa Nawrocki irá examinar o encontro entre a esquerda católica brasileira e a Nicaragua Sandinista. A influência desse encontro sobre a formação do processo da democratização no Brasil será investigada. Diários, relatos de viagem, histórias passadas oralmente, e materiais visuais servirão como documentos para a pesquisa.

Angélica do Carmo Coifinho, CPDOC/FGV
“O julgamento de crimes políticos no Superior Tribunal Militar”
Angélica do Carmo Cointinho irá analisar o julgamento de crimes politicos no Superior Tribunal Militar (STM) no Brasil, durante o período entre 1974 e 1979. Uma discussão será feita sobre o que significava crime politico para os ministros do Superior Tribunal Militar, particularmente durante um tempo em que o regime procurava meios para iniciar o processo de liberalização.

Gustavo Teixeira Prieto, Universidade de São Paulo
“Interações sociais em conflitos de água”
Gustavo Silveira Prieto irá investigar a importância da água no dia-a-dia das pessoas. Seu trabalho irá determinar o papel da água em conflitos, tanto como a contribuição de sua emergência, articulação, distribuição e liquidação a um entendimento da sociedade portuguesa-americana e brasileira.